Exemplos de ótimos Serviços ao Cliente no Varejo

Nos últimos anos, os pequenos varejistas experienciaram uma queda nas vendas que resultou do crescimento dos grandes varejistas. 

Cada vez mais pessoas são atraídas pelas promoções e pela grande disponibilidade de produtos das grandes cadeias e dos gigantes do comércio eletrônico.

Contudo, os pequenos varejistas podem seguir algumas estratégias para recuperar uma boa parte de seu mercado de clientes.

Algumas dessas referências podem ser seguidas muito facilmente, enquanto outras exigem certamente algum esforço adicional, mesmo que seja por um período de tempo limitado.

A razão pela qual o serviço ao cliente deve ser excelente

Uma experiência do cliente e um serviço de atendimento ao cliente ótimos servem para reter os clientes leais e ganhar novos clientes através de um dos melhores e mais antigos canais de marketing do mundo: o boca-a-boca.

Cortesia, calma e paciência constituem seguramente os alicerces de qualquer bom relacionamento com os clientes, assim como um interesse genuíno nos seus desejos e necessidades.

Naturalmente, você precisa reservar um momento para se dedicar a seus clientes e descobrir como criar a atmosfera pessoal que é tão difícil de manter nas grandes corporações.

Estar disponível para os seus clientes lhes dará a segurança que, se algo correr mal, eles poderão contatar diretamente você para resolver o problema – uma vantagem que é particularmente apreciada por todos os clientes.

O objetivo é reter o cliente

Não é fácil criar uma lealdade longa e duradoura, e são muitos os problemas que precisam ser abordados para ser verdadeiramente competitivo.

Primeiro, você precisa marcar presença nas plataformas de mídia social relevantes.

Atualizações sobre novos produtos ou novas promoções, respostas a clientes e até informações técnicas podem ser comunicados atempadamente para todos os clientes que usam essas plataformas.

Ter o seu próprio website pode ajudar você a apresentar as principais características de produtos, respostas às perguntas frequentes, uma seção de autoatendimento útil, etc.

Consoante os produtos vendidos por um varejista em particular, outra boa ideia seria fazer a entrega nas casas dos clientes, e, se possível, criar uma fórmula capaz de garantir entrega gratuita a partir de determinadas quantias.

Um último “carinho” que você pode dar a quem decidir efetuar compras em sua loja é um sistema de coleta de pontos que, depois de alcançada uma determinada quantia, proporciona um desconto para a próxima compra ou um prêmio gratuito.  Também pode oferecer um cartão de lealdade, ou um aplicativo para celulares, de modo a garantir que seus clientes beneficiam muito em se manter leais à sua marca.

Deixe um comentário